2Gênero e prisão: o encarceramento de mulheres no sistema penitenciário brasileiroAs propostas pedagógicas do movimento negro no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

LONGO, Isis S. O desafio das escolas públicas e dos Conselhos Tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. In Anales del 2º II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100008&lng=es&nrm=iso> .

O trabalho intitulado O desafio das escolas públicas e dos conselhos tutelares de São Paulo na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente é resultado da tese de doutorado apresentada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Sociologia da Educação. O objetivo da pesquisa ao analisar os motivos pelos quais as escolas públicas de São Paulo procuram os conselhos tutelares de suas regiões é apontar os limites e possibilidades da relação entre escola e Conselho Tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente a partir das prerrogativas da Lei Federal 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho de investigação e análise compreendeu pesquisa de campo em 10 escolas públicas e a totalidade dos 35 conselhos tutelares de São Paulo sobre as requisições das escolas no período do ano 2001 a 2006. O referencial teórico do trabalho foi o pensador italiano Antonio Gramsci, portanto, os conselhos tutelares e escolas públicas são defendidos enquanto espaços de transformação política e social, bem como os conselheiros(as) tutelares e os educadores(as) são compreendidos enquanto intelectuais orgânicos da classe trabalhadora.

Palabras llave : Estatuto da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Direitos; Escola Pública.

        · texto en portugués     · pdf en portugués