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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SILVA, Kenya Paula Gonsalves da. Pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Comunitária. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100010&lng=en&nrm=iso> .

O artigo relata investigação sobre a compreensão que têm educadores(as) da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo quanto à Educação Comunitária e em que medida um curso de formação sobre os princípios de Educação Comunitária contribuiu para a compreensão do conceito e para a reversão de problemas enfrentados pela escola. Para este propósito elaboramos um quadro teórico com alguns apontamentos acerca do atual quadro da Educação, ou seja, olhar para o interior da escola e visualizá-la como ponto de partida para possíveis transformações. Construímos, também, um breve histórico da Educação Comunitária a partir de diversas contribuições. E por fim, apontamos algumas bases conceituais e princípios que reforçam a perspectiva de Educação Comunitária que adotamos, já que se diferencia da que comumente circula nos meios formais e não-formais de Educação. Dentre essas contribuições destacamos as idéias de Paulo Freire, John Dewey, as comunidades de aprendizagem, a ação comunitária, o Projeto Bairro Escola, dentre outros. A perspectiva de Educação Comunitária que adotamos é a que parte da escola e que se constitui como movimento de mudança, envolvendo seu currículo, práticas e relações, pretendendo uma educação significativa construída a partir da realidade na interface com a sua comunidade. É também um movimento de mudança do entorno da escola, já que articula o sujeito e a sociedade. Assim, a Educação Comunitária pode desencadear relações mais justas na comunidade onde a escola se insere, não apenas através da teoria, mas da vivência da cidadania participativa. Para a pesquisa foi utilizado um questionário aplicado aos educadores (as) em dois grupos: educadores (as) que passaram pela formação sobre os princípios de Educação Comunitária, no último dia do curso e educadores (as) que não passaram por nenhuma formação. Fomos ao encontro desses educadores(as) em treze escolas das cinco regiões da cidade de São Paulo. Os dados coletados versavam sobre a compreensão dos sujeitos acerca do conceito de Educação Comunitária e também apresentamos um conflito na escola que envolvia agentes externos e internos. A partir deste conflito perguntamos aos sujeitos: De quem é a responsabilidade por este quadro e o que pode ser feito para a reversão da situação vivenciada pela escola? Os resultados da pesquisa demonstraram que grande parte dos sujeitos articula escola e comunidade, seja na compreensão que têm de Educação Comunitária, bem como na atribuição de responsabilidades e levantamento de alternativas, muito embora adotem uma perspectiva tradicional do conceito. No entanto, educadores (as) que passaram pela formação adotam, significativamente, uma perspectiva transformadora do conceito com interferência na sua prática, o que significa dizer que constroem novas formas de relações entre escola e comunidade e com isso marcam o início de um processo de mudança de cultura no interior da escola que desafia a comunidade para que ela se sinta educadora e atue na direção de construir uma escola e uma educação mais cidadã.

Keywords : Educação Comunitária; Escola Pública; Comunidade; Território; Cidadania.

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