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II Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
GOMES, Paulo de Tarso. Educação Sócio-comunitária: delimitações e perspectivas. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 24 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100013&lng=en&nrm=iso> .
O objetivo deste artigo é situar a Educação Sócio-comunitária entre os campos de pesquisa da Ciência da Educação, com suas aproximações e limites em relação a outros campos, notadamente os mais próximos da Educação Social e da Educação Não-Formal. Inicialmente discutimos a dificuldade em se fundamentar e justificar as divisões nos campos das ciências, principalmente no que se refere às distinções de caráter epistemológico, retórico e político dessa prática científica. Em seguida, discutimos possíveis critérios para se estabelecer divisões no campo da Educação para, finalmente, indagar a respeito do sentido da proposta da Educação Sócio-comunitária como campo de investigação científica. Propomos que a Educação Sócio-comunitária investiga articulações comunitárias, de caráter emancipatório ou instrumentalizado, que se expressam por meio de intervenções educativas para a consecução de transformações sociais. Feita a proposta, fazemos a consideração sobre a necessidade de crítica dos termos comunidade e intervenção educativa e indicamos as afinidades e divergências em relação aos campos possíveis da Educação Social e Educação Não-Formal.
Keywords : Educação Sócio-Comunitária; Comunidade; Sociedade; Intervenção educativa.