2Espaço-tempo e ancestralidade na educação ameríndiaTeatro, gesto e atitude: investigando a prevenção das DSTs e AIDS por meio de técnicas dramáticas com um grupo de presidiários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

GOMES, Paulo de Tarso. Educação Sócio-comunitária: delimitações e perspectivas. In Anales del 2º II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100013&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo é situar a Educação Sócio-comunitária entre os campos de pesquisa da Ciência da Educação, com suas aproximações e limites em relação a outros campos, notadamente os mais próximos da Educação Social e da Educação Não-Formal. Inicialmente discutimos a dificuldade em se fundamentar e justificar as divisões nos campos das ciências, principalmente no que se refere às distinções de caráter epistemológico, retórico e político dessa prática científica. Em seguida, discutimos possíveis critérios para se estabelecer divisões no campo da Educação para, finalmente, indagar a respeito do sentido da proposta da Educação Sócio-comunitária como campo de investigação científica. Propomos que a Educação Sócio-comunitária investiga articulações comunitárias, de caráter emancipatório ou instrumentalizado, que se expressam por meio de intervenções educativas para a consecução de transformações sociais. Feita a proposta, fazemos a consideração sobre a necessidade de crítica dos termos comunidade e intervenção educativa e indicamos as afinidades e divergências em relação aos campos possíveis da Educação Social e Educação Não-Formal.

Palabras llave : Educação Sócio-Comunitária; Comunidade; Sociedade; Intervenção educativa.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués