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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

RUSCHE, Robson Jesus. Teatro, gesto e atitude: investigando a prevenção das DSTs e AIDS por meio de técnicas dramáticas com um grupo de presidiários. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100014&lng=en&nrm=iso> .

Tendo participado como observador de uma oficina de técnicas dramáticas para a prevenção das DST/AIDS com um grupo de trinta presidiários, baseada na proposta de Augusto Boal e com a finalidade da mudança de atitudes desses homens frente à doença, levantei as seguintes questões: é possível a transformação de atitudes a partir de técnicas dramáticas? Como avaliar o processo educativo desencadeado por essas técnicas? O referencial teórico, em Psicologia, para esta investigação quanto às atitudes foi encontrado na obra de Lígia A. Amaral (1994), que as conceitua como disposições psíquicas, quase corporais que abarcam necessidades, valores e principalmente emoções, sendo quase que corporificações de emoções e sentimentos. Outros referenciais teóricos fundamentais foram encontrados, principalmente, nas obras de Bertold Brecht, de onde extraí a possibilidade de se trabalhar com as atitudes no teatro e de analisá-las a partir dos gestos, e de Paulo Freire, onde busquei auxílio para pensar o processo educativo voltado para a transformação destas. O objetivo da investigação foi de levantar, a partir dos gestos, inferências acerca da expressão das atitudes e de seu processo de transformação, observando, portanto, se as técnicas dramáticas propiciam expressar aspectos afetivos e elaborá-los. Utilizei o vídeo e relatos escritos para o registro da oficina, buscando relacionar os gestos, expressões e movimentos com os conteúdos expressos nas cenas e exercícios no decorrer das atividades. Baseado nos conceitos de gestus e estranhamento de Bertold Brecht, procurei categorizar os elementos gestuais encontrados. Dois indicadores que encontrei são fundamentais: os gestos expressivos que indicam as possibilidades dramáticas de lidar com elementos afetivos e as incongruências nas expressões gestuais que apontam para a necessidade de se atentar para o desenvolvimento da linguagem gestual como possibilidade de se perceber atitudes e refletir sobre elas. Frente ao processo educativo, considero que a experiência chegou até a etapa de problematização e sensibilização do tema da AIDS, mas não foi possível aprofundá-lo, sendo necessária uma sistematização dos conteúdos discutidos. Nesses dois sentidos, aponto para a proposta político-estética de Bertold Brecht e seu trabalho reflexivo a partir da linguagem gestual, e para o arcabouço teórico da pedagogia de Paulo Freire, com a finalidade de se apresentar elementos para a construção de uma proposta em teatro-educação.

Keywords : teatro; prisão; Educação.

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