3Juventude e participação: um processo pedagógico author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

YOBA, Carlos Pedro Cláver and CHOCOLATE, Francisco António Macongo. A educação social e a contribuição das famílias em Angola.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais (ABES), Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100003&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 20 June. 2024.

Presente trabalho teve como espaço de pesquisa a região de Cabinda, República de Angola. Com um olhar voltado para as iniciativas desenvolvidas no campo social, o objetivo do mesmo foi analisar a contribuição da instituição "família" como parceira ativa da pedagogia social na educação dos filhos, a partir do ponto de vista do trabalho social. Na sua centralidade, aborda a contribuição das famílias no processo de educação e orientação educativa dos filhos/educandos na sociedade angolana. Nessa perspectiva, a discussão voltou-se em torno da seguinte questão: "Como os pais contribuem na educação dos filhos/educandos"? Direccionou-se a reflexão sobre os dados obtidos através da aplicação de um questionário a 36 crianças da 4ª classe do ensino primário (4ª série do ensino fundamental no Brasil) de uma escola particular e, numa pesquisa descritiva com ênfase na abordagem qualitativa. Constatou-se no final do presente trabalho, que as crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem, apatia, desânimo e extroversão como conseqüência de pouco acompanhamento dos pais/tutores nas suas atividades escolares e na observância de uma convivência conflituosa nos seus lares. Situação contrária a esta, deveu-se ao acompanhamento dos pais/tutores nas suas jornadas educativas e na observância de uma convivência harmoniosa no lar. Fica evidente, a partir dos resultados que para o desenvolvimento e aproveitamento escolar satisfatório das crianças é extremamente importante que os país/tutores dêem uma atenção particular através de um acompanhamento constante e sistemático na educação dos filhos. O diálogo, as visitas na escola, a ajuda na solução das dificuldades escolares são entre outros os meios essenciais para se alcançar esse desiderato.

Keywords : Educação; família; pais [tutores]; filhos [educandos].

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese