3Social education and the contribution of the families in AngolaO fim da era FEBEM: novas perspectivas para o atendimento socioeducativo no estado de São Paulo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SANDER, Cristiane. Juventude e participação: um processo pedagógico.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais (ABES), Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100004&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 20 June. 2024.

Os jovens e adolescentes podem contribuir decisivamente para dinamizar a sociedade e propor soluções para os seus principais problemas. Sua possibilidade de participação, no entanto, depende, em grande parte, da existência de espaços sociais adequados, onde eles possam desenvolver ações e projetos vivenciando e experenciando a participação, a auto-organização e a autonomia. Esse protagonismo é indispensável no processo de socialização e do exercício da cidadania. Na Alemanha existe uma longa tradição de reflexão e de pesquisa nessa área - lá Ligas Juvenis são concebidas intencionalmente enquanto espaços sociais pedagógicos. No presente trabalho queremos discutir esse processo participativo e confrontá-lo com alguns aspectos da teoria de Paulo Freire a fim de evidenciar a importância de uma postura participativa num processo de libertação e de humanização voltado para a juventude.

Keywords : Juventude; Ligas Juvenis; Participação; Protagonismo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese