3Social education and the contribution of the families in AngolaO fim da era FEBEM: novas perspectivas para o atendimento socioeducativo no estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SANDER, Cristiane. Juventude e participação: um processo pedagógico. In Anales del 3º III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [citado 04 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100004&lng=es&nrm=iso> .

Os jovens e adolescentes podem contribuir decisivamente para dinamizar a sociedade e propor soluções para os seus principais problemas. Sua possibilidade de participação, no entanto, depende, em grande parte, da existência de espaços sociais adequados, onde eles possam desenvolver ações e projetos vivenciando e experenciando a participação, a auto-organização e a autonomia. Esse protagonismo é indispensável no processo de socialização e do exercício da cidadania. Na Alemanha existe uma longa tradição de reflexão e de pesquisa nessa área - lá Ligas Juvenis são concebidas intencionalmente enquanto espaços sociais pedagógicos. No presente trabalho queremos discutir esse processo participativo e confrontá-lo com alguns aspectos da teoria de Paulo Freire a fim de evidenciar a importância de uma postura participativa num processo de libertação e de humanização voltado para a juventude.

Palabras llave : Juventude; Ligas Juvenis; Participação; Protagonismo.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués