3Pedagogia hospitalar na Pedagogia Social: reflexões teóricasPedagogia social y práxis educativo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

MACHADO, Érico Ribas. A Pedagogia Social no contexto brasileiro: análises de possíveis aproximações ou distanciamentos das áreas de Educação Popular e dos Movimentos Sociais. In Anales del 3º III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [citado 04 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100009&lng=es&nrm=iso> .

Este texto é um fragmento e uma descrição da pesquisa de Mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da pesquisa é realizar um mapeamento do surgimento da Pedagogia Social no Brasil, buscando estabelecer relações entre essa perspectiva e as produções acadêmicas nas áreas de Educação Popular e Movimentos Sociais. O enfoque nesse texto será a descrição do percurso histórico da organização/estruturação da Pedagogia Social no Brasil. O que marca o início da estruturação e fundamentação da área da Pedagogia Social no Brasil pode ser considerado a realização, em 2006 e em 2008, dos I e o II Congressos Internacionais de Pedagogia Social. As temáticas das conferências, mesas redondas, oficinas e dos trabalhos apresentados expressam, em uma primeira análise geral, a formulação e estruturação das áreas de atuação, tanto no aspecto prático configurando-se a Educação Social, como no aspecto teórico e profissional da Pedagogia Social.

Palabras llave : Pedagogia Social; Educação Social; Educação Popular; Movimentos Sociais.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués