3A Pedagogia Social no contexto brasileiro: análises de possíveis aproximações ou distanciamentos das áreas de Educação Popular e dos Movimentos SociaisA tetraplegia como âmbito de atuação pedagógica social nas perspectivas da educação para a saúde e da qualidade de vida: um estudo multicasos nas realidades espanholas e brasileiras author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MARTINEZ, Eusébio Nájera. Pedagogia social y práxis educativo social.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais (ABES), Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100010&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 20 June. 2024.

O documento explora alguns desafios pedagógicos implicados na construção de modelos educativos orientadores da práxis socioeducativa latinoamericana atual. O problema abordado refere-se ao necessário reconhecimento da originalidad e contribua das experiências sócio educativas que nascem desde as comunidades e agentes educativos da sociedade civil -as quais denominamos neste texto como "escolas sociais para um melhor viver"-, na construção de saberes pedagógico sociais relevantes para a ação educativa regional. Postula-se que estas práticas enriquecem a vida cidadã e facilitam processos de integração de qualidade, apoiando a construção de uma identidade instituyente e participativa em nossas sociedades. Este ponto tem antecedentes históricos no debate fundacional do sistema educativo no continente e tem estado presente ao pensamento pedagógico latinoamericano do século XX. Empero, fatores epistemológicos em jogo nas tradições pedagógicas da região somadas a fatores sócio-políticos que caracterizam o devir de nossas sociedades, permitiram uma desvalorização constante desta contribuição. A presença de visões reduccionistas do educativo; seu desvinculación dos problemas culturais, políticos e econômicos; o vaciamiento pedagógico nas políticas e programas institucionais e; o escasso reconhecimento das profissões educacionais, são parte dos efeitos que erosionan o desenvolvimento educativo de nossos países. Propõe-se então, a reconstrução de um discurso pedagógico social incluyente do saber envolvido nas experiências comunitárias e a ação cidadã latinoamericanas. Isto exigirá vitalizar modelos explicativos, descritivos, normativos e didáticos facilitadores do desenvolvimento e participação dos sujeitos educativos.

Keywords : pedagogía social; educação; ação socioeducativa; políticas educacionais.

        · abstract in english     · text in spanish     · pdf in spanish