3A tetraplegia como âmbito de atuação pedagógica social nas perspectivas da educação para a saúde e da qualidade de vida: um estudo multicasos nas realidades espanholas e brasileirasTo be adolescent and child in the brazilian society: passed and present of the history of youthful rights author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ALVES JUNIOR, Helvécio. Teatro: encontro de sentidos: Criação coletiva de uma peça por adolescentes de duas escolas, uma pública e outra particular, em Campinas/SP. In Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100012&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho originou-se da questão de pesquisa: quão educativa e significativa pode ser uma montagem teatral feita por adolescentes no ambiente escolar? Apresenta o relato de experiência e interpretação do processo de criação da peça "Adolê Sendo", com 32 jovens de duas escolas, uma estadual e outra particular, ambas do município de Campinas/SP. Focando o teatro como intervenção educativa que objetivou a autonomia e a palavra própria dos educandos. Trabalhou valores estéticos, éticos e humanos. Promoveu a integração, reflexão e ação de jovens. Tudo democraticamente escolhido. Buscou-se um processo educativo e prazeroso por meio da arte educação, da valorização da linguagem, do poético, do lúdico e de uma concepção fenomenológica de educação. As contribuições teóricas, dentre outras, são de V. Spolin e R. Courtney sobre o teatro na educação; H. Read, A. Rezende e P. Freire na área educacional; A. Bosi, E. Morin e J. Huizinga no campo filosófico; G. Gusdorf, O. Paz, F. Dolto, S. Antônio e I. Bordelois na área da linguagem. Relatos do público e dos educandos revelam que a peça superou as expectativas, não houve diferenças no desempenho cênico entre os jovens das duas escolas e foi marcante o companheirismo entre os alunos-atores. Possibilitou-se a busca e o achado de novos sentidos e ressignificações em um mundo onde a vida e a educação cada vez mais carecem de sentido(s).

Keywords : Educação; Teatro; Fenomenologia; Poética; Linguagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese