3A tetraplegia como âmbito de atuação pedagógica social nas perspectivas da educação para a saúde e da qualidade de vida: um estudo multicasos nas realidades espanholas e brasileirasTo be adolescent and child in the brazilian society: passed and present of the history of youthful rights índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

ALVES JUNIOR, Helvécio. Teatro: encontro de sentidos: Criação coletiva de uma peça por adolescentes de duas escolas, uma pública e outra particular, em Campinas/SP. In Anales del 3º III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [citado 04 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100012&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho originou-se da questão de pesquisa: quão educativa e significativa pode ser uma montagem teatral feita por adolescentes no ambiente escolar? Apresenta o relato de experiência e interpretação do processo de criação da peça "Adolê Sendo", com 32 jovens de duas escolas, uma estadual e outra particular, ambas do município de Campinas/SP. Focando o teatro como intervenção educativa que objetivou a autonomia e a palavra própria dos educandos. Trabalhou valores estéticos, éticos e humanos. Promoveu a integração, reflexão e ação de jovens. Tudo democraticamente escolhido. Buscou-se um processo educativo e prazeroso por meio da arte educação, da valorização da linguagem, do poético, do lúdico e de uma concepção fenomenológica de educação. As contribuições teóricas, dentre outras, são de V. Spolin e R. Courtney sobre o teatro na educação; H. Read, A. Rezende e P. Freire na área educacional; A. Bosi, E. Morin e J. Huizinga no campo filosófico; G. Gusdorf, O. Paz, F. Dolto, S. Antônio e I. Bordelois na área da linguagem. Relatos do público e dos educandos revelam que a peça superou as expectativas, não houve diferenças no desempenho cênico entre os jovens das duas escolas e foi marcante o companheirismo entre os alunos-atores. Possibilitou-se a busca e o achado de novos sentidos e ressignificações em um mundo onde a vida e a educação cada vez mais carecem de sentido(s).

Palabras llave : Educação; Teatro; Fenomenologia; Poética; Linguagem.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués