Services
III Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
SOARES, José Nildo Oliveira. Influências do educador social nas práticas educativas para crianças e adolescentes: Programa Bairro Escola Barueri. In Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [cited 06 October 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100016&lng=en&nrm=iso> .
O presente trabalho tem como finalidade refletir e propor ações quanto à atuação do educador social do Programa Bairro-Escola Barueri, programa que teve suas práticas iniciadas em julho de 2007 e que hoje oferece atividades de Trilhas Educativas a um público de crianças e adolescentes de comunidades carentes, em horário diferenciado do período regular ao escolar. A investigação surge de experiências cotidianas com o programa e de leituras acadêmicas sobre o tema. Parte, também, da inquietude de se olhar de forma mais atenta e de promover ações que visem melhor qualidade na oferta da educação social e na contribuição do educador social para formação de uma comunidade multicultural e cidadã, baseados na Pedagogia Social proposta por expertos como Romans. Analisaremos como ocorre a relação dos atores envolvidos em conjunto com a comunidade atendida, para isso empregando o paradigma sócio-crítico, que trabalha com a hipótese de, a partir de análises dos movimentos educacionais, ser possível a transformação das realidades e das ações praticadas nas diversas áreas do conhecimento. Verificaremos e refletiremos sobre os indicadores de 2007 a fim de identificar as melhoras sociais, nos valendo, portanto, dos dados pré-existentes e do referencial teórico analisado até o presente momento.
Keywords : educação social; criança e adolescente; comunidade.