3Influências do educador social nas práticas educativas para crianças e adolescentes: Programa Bairro Escola BarueriSENAI's Professional courses in the perspective of social pedagogy? author indexsubject indexsearch form
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III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SANTOS, Jussara Resende Costa. Políticas públicas de educação nos presídios: práticas sócio-educativas estimulam alunos no processo de ressocialização em Minas Gerais. In Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [cited 04 October 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100017&lng=en&nrm=iso> .

O presente artigo buscou levantar informações sobre o que os presos pensam dos Projetos sócio-educativos desenvolvidos e o processo de ressocialização em uma penitenciária no município de Unaí-MG. Este foi um estudo qualitativo de caráter exploratório. Foi usada a técnica de entrevista semi-estruturada com os alunos presos que também responderam ao questionário e análise documental dos projetos sócio-educativos. Os resultados evidenciaram que a educação na penitenciária de Unaí-MG tem sido muito importante para os presos, até mais que o trabalho. As práticas sócio-educativas são desenvolvidas constantemente e têm proporcionado a motivação e auto-estima dos presos. O processo de ressocialização ainda é desafiador, pois, embora os sujeitos da pesquisa acreditem nessa possibilidade, isto depende de um trabalho de conscientização na sociedade para que o preconceito não determine a vida do ex-presidiário.

Keywords : Práticas sócio-educativas; Políticas Públicas; Pedagogo; Ressocialização.

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