3Políticas públicas de educação nos presídios: práticas sócio-educativas estimulam alunos no processo de ressocialização em Minas Gerais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MANICA, Loni Elisete. Cursos profissionais do SENAI na perspectiva da Pedagogia Social.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais (ABES), Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100018&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 12 June. 2024.

O artigo tem por finalidade apresentar à sociedade, novos cenários do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, quanto à realização da educação profissional na perspectiva da pedagogia social. Para isso, responde-se a três questões: Seria os cursos profissionais do SENAI, propícios para desenvolver ações de inclusão na perspectiva da pedagogia social? É possível fazer educação profissional em ambientes não-formais e com laboratórios tecnológicos que extrapolam as salas convencionais, inclusive avaliando pela competência adquirida fora dos ambientes escolares? O docente que atua em cursos de educação profissional do SENAI poderá atuar na perspectiva da pedagogia social e também ser considerado um educador social? Para responder às questões apresenta-se um breve histórico PSAI-Programa SENAI de Ações Inclusivas, o qual foi criado e desenvolvido pelo SENAI com o objetivo de levar a educação profissional para o público em situações de vulnerabilidade e com o propósito de reinserção social. O artigo é a descrição de um programa que envolve diversos projetos voltados para negros, índios, favelados, pessoas com deficiência, idosos e mulheres. É, sem dúvida, a forma de disponibilizar ao leitor o relato da experiência produzida pela prática do SENAI. O texto apresenta evidências de que a educação profissional também pode ter, na pedagogia social, o amparo necessário para a inclusão no mundo do trabalho. Optou-se pelo tipo metodológico que se refere à pesquisa sócioeducativa/operacional, pois prevê a intervenção educativa por meio da educação profissional. Os resultados e as conclusões apresentados estão diretamente ligados às três questões formuladas e podem ser resumidos em três afirmações gerais: é possível utilizar cursos profissionais como forma de inclusão social e o desenvolvimento da pedagogia social, especialmente aqueles que não exigem grande grau de escolaridade; também é possível levar esses cursos para ambientes não formais e adaptar seus currículos a partir da demanda específica e, finalmente, é possível que um educador, que ministra cursos de educação profissional para público vulnerável e assume desafios que extrapolam o muro da escola formal, mesmo que receba seu salário e seja contratado por uma instituição formal, assuma o verdadeiro papel de um educador social, aliando sua prática pedagógica aos princípios da pedagogia social. Estas conclusões foram baseadas na reflexão e análise sobre cada item abordado.

Keywords : Educação; profissional; pedagogia; social; inclusão.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese