3Pedagogia Social: possibilidade de empoderamento para o idosoInterface of the education and health through the action research author indexsubject indexsearch form
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III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ABREU, Domingos Sávio, XAVIER, Natália Pinheiro and SILVA, Roberto dos Santos da. Perfil dos profissionais do social de Fortaleza: condições e aspirações no seu trabalho. In Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [cited 09 October 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100023&lng=en&nrm=iso> .

Pesquisamos o perfil, condições e aspirações trabalhistas dos educadores sociais de rua da Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza (EI) com o intuito de entender melhor o funcionamento do atendimento direto a crianças e adolescentes categorizados como em situação de moradia nas ruas e de contribuir para o aprimoramento das condições de trabalho desses profissionais e do trabalho de suas instituições. Realizamos grupos focais e aplicamos questionários abrangendo 113 educadores, que representam suma maioria desses profissionais na capital cearense. Tabulamos e cruzamos os dados qualitativos e quantitativos para análise e reflexão posterior. Verificamos grande desproteção trabalhista como a ausência de apoio psicológico, plano de saúde, benefícios trabalhistas como insalubridade, risco de vida, jornada de trabalho por vezes extenuante, exposição a problemas de saúde, insegurança e grande insatisfação e perda de perspectiva de continuidade na profissão entre esses profissionais, mesmo existindo identificação com seu ofício. Mapeamos outras demandas para a melhoria do seu trabalho além dos itens já citados referentes ao reconhecimento legal e social, a flexibilidade por parte da entidade empregadora e liberdade de ação na sua prática profissional. Também identificamos entre os educadores do programa do Governo do Estado os mais desestimulados e entre os educadores comunitários de uma das entidades não-governamentais da EI os mais realizados profissionalmente. E identificamos a ligação entre o tipo de ingresso e trajetória passada do educador com o seu nível de persistência em seguir na profissão, esta relacionada a uma concepção mais militante. Assim os profissionais oriundos de movimentos sociais se destacam em relação àqueles que ingressaram nesse trabalho movidos por necessidade econômica.

Keywords : educadores sociais de rua; perfil pessoal e profissional; condições de trabalho; aspirações de trabalho.

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