3Interface of the education and health through the action research índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

GONZALEZ, Soler. Educação Ambiental biorregional: a comunidade aprendente na Ilha das Caieiras, Vitória (ES). In Anales del 3º III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [citado 05 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100025&lng=es&nrm=iso> .

Esta pesquisa buscou compreender e explicar os contextos sócioambientais de um Projeto Educacional que teve por objetivo favorecer o conhecimento sobre a história cultural da Ilha das Caieiras. Esta é uma pesquisa qualitativa com influências fenomenológico-herminêuticas ao tentar compreender as experiências relatadas e vivenciadas, apoiando-se no Biorregionalismo e no desvelamento de uma Comunidade Aprendente. Os dados da pesquisa foram produzidos por roteiros de entrevistas semi-estruturadas com professores/as e alunos/as, em diálogos com moradores envolvidos com o Projeto Educacional, por meio de registros fotográficos, com vivências entre catadores de caranguejos no exercício do seu ofício no manguezal, e com relatórios do Centro de Educação Ambiental da região. Os dados foram organizados originando os seguintes temas de análise: a) o reconhecimento das dinâmicas sócio-ambientais sobre a Biorregião da Ilha das Caieiras pela Comunidade Aprendente, na qual os sujeitos relatam seus saberes históricos, culturais e ambientais da região; b) o diálogo de saberes produzidos na relação escolacomunidade-manguezal existentes na Comunidade Aprendente, revelando as formas de interação com o manguezal no passado e no presente; c) o sentido de pertencimento da Comunidade Aprendente para com a Biorregião da Ilha das Caieiras, tornando evidentes as relações afetivas e éticas desencadeadas com o Projeto Educacional. A partir da análise dos dados, percebem-se entre os/as alunos/as, professores/as e moradores, o movimento em direção ao sentido de pertencimento de uma Biorregião e o respeito pela sustentabilidade biológica e cultural.

Palabras llave : Educação Ambiental; Biorregionalismo; Comunidade de Aprendizagem.

        · texto en portugués     · pdf en portugués