3O Educador Social: relato de uma experiência na comunidade author indexsubject indexsearch form
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III Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

CONCEICAO, Willian Lazaretti da. Aulas de Educação Física com adolescentes em conflito com a lei. In Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo (SP) [online]. 2010 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100028&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo apresenta uma experiência de intervenção com adolescentes em privação de liberdade em aulas de Educação Física. O objetivo central da pesquisa diz respeito a necessidade de mudança no que se refere à prática pedagógica, considerando a baixa participação dos adolescentes na Educação Física escolar, buscando, através da citada intervenção, a realização de planejamento participativo a partir do diálogo sobre o bloco temático de conteúdo "elementos culturais do movimento humano", o qual envolve: jogo e brincadeira; esporte, luta e capoeira; dança; ginástica e circo; atividades da vida diária. Como procedimentos metodológicos utilizamos registro sistemático das observações em diários de campo e posterior formação de categorias temáticas para análise dos dados. Nos resultados, foram formadas as seguintes categorias temáticas: A) participação/envolvimento dos adolescentes nas aulas e B) relação professor-aluno. Percebemos que logo após a apresentação do citado bloco temático aos adolescentes escolheram o elemento cultural esporte, a modalidade coletiva futsal, acompanhado de jogos para desenvolver no decorrer de um bimestre. No desenvolvimento da prática pedagógica ao longo do bimestre desta intervenção, discutimos questões referentes às condutas, de modo a significar o que fazíamos observando maior participação e envolvimento discente nas aulas. Nas considerações além de conhecermos e reconhecermos o saber prévio destes alunos, percebemos um maior envolvimento dos alunos, particularmente devido aos mesmos compreenderem o sentido e a intenção de aprender o conteúdo acordado no planejamento participativo e um relacionamento respeitoso entre professor e alunos.

Keywords : Educação Física escolar; Adolescentes; Privação de Liberdade; Pedagogia Dialógica.

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