4, v.1Meninas quietinhas x meninas mandonas: o teatro no meio da brigaO direito social à segurança no ambiente escolar author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

COSTA, Ana Carolina Pontes. As políticas de proteção a infância e adolescência e a educação: reflexões a partir da década de 1920. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 25 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100003&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada Trajetórias Sociais de jovens que vivenciaram o processo de institucionalização por maioridade em abrigos institucionais e tem como objetivo refletir sobre como foram construídas, ao longo dos anos, as políticas de atendimento à crianças e  adolescentes marginalizados, como também visa tecer relações com as transformações ocorridas na educação brasileira, tendo como enfoque as mudanças econômicas, políticas e sociais sofridas pelo Brasil no inicio e meados do século XX. Para tanto, será apresentado um breve estudo bibliográfica sobre estas no Brasil, a partir da década de 1920, tendo como foco a evolução da legislação específica e os estudos produzidos e que abordam essa temática.

Keywords : Políticas Sociais; Educação; Infância.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese