4, v.1Meninas quietinhas x meninas mandonas: o teatro no meio da brigaO direito social à segurança no ambiente escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

COSTA, Ana Carolina Pontes. As políticas de proteção a infância e adolescência e a educação: reflexões a partir da década de 1920. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 23 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100003&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada Trajetórias Sociais de jovens que vivenciaram o processo de institucionalização por maioridade em abrigos institucionais e tem como objetivo refletir sobre como foram construídas, ao longo dos anos, as políticas de atendimento à crianças e  adolescentes marginalizados, como também visa tecer relações com as transformações ocorridas na educação brasileira, tendo como enfoque as mudanças econômicas, políticas e sociais sofridas pelo Brasil no inicio e meados do século XX. Para tanto, será apresentado um breve estudo bibliográfica sobre estas no Brasil, a partir da década de 1920, tendo como foco a evolução da legislação específica e os estudos produzidos e que abordam essa temática.

Palabras llave : Políticas Sociais; Educação; Infância.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués