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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumo
COSTA, Ana Carolina Pontes. As políticas de proteção a infância e adolescência e a educação: reflexões a partir da década de 1920. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100003&lng=pt&nrm=iso> .
Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada Trajetórias Sociais de jovens que vivenciaram o processo de institucionalização por maioridade em abrigos institucionais e tem como objetivo refletir sobre como foram construídas, ao longo dos anos, as políticas de atendimento à crianças e adolescentes marginalizados, como também visa tecer relações com as transformações ocorridas na educação brasileira, tendo como enfoque as mudanças econômicas, políticas e sociais sofridas pelo Brasil no inicio e meados do século XX. Para tanto, será apresentado um breve estudo bibliográfica sobre estas no Brasil, a partir da década de 1920, tendo como foco a evolução da legislação específica e os estudos produzidos e que abordam essa temática.
Palavras-chave : Políticas Sociais; Educação; Infância.