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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

GUERRA, Antonia Marcia Araújo. O caminho em busca da água no semiárido nordestino: pressupostos da educação crítica socioambiental.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100006&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 11 Dec. 2024.

Este trabalho traz importantes pressupostos para o desenvolvimento da educação socioambiental crítica, tendo como perspectiva a democratização do acesso à água potável no semiárido, ao defender veementemente que a "seca nordestina" (falta d'água) não é um fenômeno meramente ambiental e sim uma das expressões cabais da Questão Social. Para isso, a Teoria Social Marxista embasa a estrutura do desenvolvimento desta pesquisa, na medida em que coloca os conflitos pela água como inerentes ao sistema capitalista. Tem em sua base a exploração e a dominação, tanto dos trabalhadores como também de toda a riqueza natural. A argumentação teórico-metodológica sobre a educação socioambiental é parte da dissertação de mestrado intitulada Os Desafios para a Democratização do Acesso à Água no Semiárido da Caatinga do Sertão Central Cearense desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. É tratada na pesquisa como um dos elementos que devem constituir a construção do Caminho da Águas no Semiárido Nordestino. A pesquisa como um todo é sustentada por diversos pilares, imprescindíveis para a construção por meio de quatro capítulos: 1) Conjuntura Política da Água: trata do histórico e distribuição da água na Terra, bem como da gestão política da água, a partir dos comitês de bacias hidrográficas, Fórum Mundial da Água e dos conselhos de recursos hídricos, além de problematizar o papel atual do Conselho Mundial da Água na comercialização da água; 2) A Água enquanto Mercadoria no Sistema Capitalista: aborda as facetas do sistema capitalista na expropriação da água para torná-la mercadoria e traz ainda a democracia capitalista da água, sobretudo a ofensiva do projeto neoliberal na América Latina (A guerra pela água e pela vida);  3) A Invenção do Nordeste Brasileiro: traz elementos para se analisar a formação sócio-histórica do espaço brasileiro, especialmente a Região Nordeste, resultado de pacto nacional numa intrínseca relação resistência-dominação; campo-cidade e desenvolvimento-subdesenvolvimento; tempo-espaço. Discute ainda os encontros e desencontros na "seca" nordestina, uma visão crítica sobre a heterogeneidade do DNOCS; 4) O Caminho em Busca das Águas: apresenta a ética como parte estrutural da dinâmica sócio-histórica, construída numa disputa de poder, configurada pelos contraditórios interesses das classes sociais, além de socializar iniciativas contra-hegemônicas tendo como perspectiva a democratização do acesso à água.

Keywords : Água; Educação Socioambiental; Seca Nordestina.

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