4, v.1O caminho em busca da água no semiárido nordestino: pressupostos da educação crítica socioambientalJuventude e privação de liberdade: formação como desafio na pedagogia social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

COSTA, Bruno Botelho. Conscientização e cultura entre Paulo Freire e os movimentos de cultura popular no início dos anos 60 no Brasil.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100007&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 29 May. 2024.

Este artigo analisa elementos centrais na pedagogia elaborada por Paulo Freire nas suas primeiras obras, em particular os conceitos de conscientização e cultura. Objetivamos elucidar nossa análise à luz das proposições filosóficas de cunho educativo forjadas na mobilização política popular ocorrida nas primícias dos anos 60 no Brasil e seus efeitos na educação popular. Partimos da perspectiva segundo da qual os conceitos de conscientização e de cultura formam neste momento da reflexão e produção freirianas um binômio articulador das matrizes filosóficas e finalidades pedagógicas de sua proposta educacional, para a qual também buscamos trazer e em certo sentido contrapor a visão que desses conceitos tiveram outros educadores igualmente vinculados aos movimentos de cultura popular, que propuseram na época radicais mudanças no âmbito da Educação e cujas proposições (deles e de seus movimentos) muitas vezes caíram em profundo esquecimento. Os resultados esperados da nossa análise permitem, com o resgate ainda que parcial dessa história da educação popular, mostrar como, não obstante a particular contribuição de Freire a seu respeito, como elaborador, sistematizador metodológico e divulgador, a conscientização se constituiu em palavra geradora de diversas propostas educacionais produzidas por um leque ampliado de agentes educacionais, autores da mobilização social que empreendeu uma gama de experiências nas quais Freire fora um de muitos partícipes e contribuintes.

Keywords : Conscientização; Cultura; Freire; Movimentos de Cultura Popular; Educação Popular.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese