4, v.1Conscientização e cultura entre Paulo Freire e os movimentos de cultura popular no início dos anos 60 no BrasilJuventude: se correr o bicho pega... author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

XAVIER, Cândida Andrade de Moraes and LEIRO, Augusto Cesar Rios. Juventude e privação de liberdade: formação como desafio na pedagogia social. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100008&lng=en&nrm=iso> .

Trata-se de um recorte de pesquisa desenvolvida no período de 2009 e 2011, na ambiência do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB.  O presente estudo elege o jovem como sujeito, a pesquisa qualitativa como fio condutor metodológico e a política de formação como desafio estratégico. Diante dos altos índices de jovens brasileiros cumprindo medidas socioeducativas, é relevante investigar e debater o fazer pedagógico em escolas localizadas nas unidades de internação, um direito dos jovens previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). A comunicação em tela discute experiências pedagógicas de professores e professoras que atuam na educação de jovens em privação de liberdade e tomam o CASE em Salvador (na Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Bahia) e a Fundação CASA em São Paulo (na escola formal da unidade de internação de jovens) como campos empíricos de investigação. Fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizando narrativas com professoras e professores de Salvador e São Paulo, o estudo de caso assume uma perspectiva contrastativa e elege como categorias teóricas principais a pedagogia social e a sociologia da juventude. O estudo em questão analisou a relação entre violência, culturas juvenis e escola, a fim de melhor compreender os caminhos e propostas socioculturais para juventude em situação de vulnerabilidade social. Ficou evidente no estudo a necessidade de uma política de formação para os professores e professoras que atuam neste segmento, tendo em vista o desafio emancipatório das juventudes em situação de privação de liberdade.

Keywords : Juventude; Pedagogia Social e Privação de Liberdade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese