4, v.1A educação escolar no contexto prisional à luz das representações dos presos: um estudo de caso da penitenciária de Uberlândia/MGLa lucha en contra de la violencia urbana, por la participación ciudadana de los adolescentes y jóvenes utilizados por las mafias en Bogotá y Medellín (Colombia) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

PERRELLA, Cileda dos Santos Sant'Anna. Movimentos sociais e contribuições à formação política.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100011&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 29 May. 2024.

Este texto é decorrente da minha tese de doutorado1 e tem por objetivo trazer elementos que contribuam com a discussão da formação política necessária à participação política em espaços democráticos de participação, sejam eles institucionalizados ou não. Admitindo  que essa formação se dá no mundo da vida, e que não se trata de uma formação escolarizada, sendo associada a diferentes processos participativos que estão intimamente ligados às lutas por direitos historicamente negados, entendemos que trazer as possibilidades de aprendizagens desenvolvidas a partir da participação nos movimentos sociais pode  nos ajudar a evidenciar a importância dessa formação que, não advindo da educação formal escolar, por ela deveria ser considerada, uma vez que traz importantes contribuições para a contínua luta por direitos. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada envolvendo análises teóricas e de entrevistas com conselheiros de escola, participantes e não participantes de movimentos sociais. Neste texto, destacamos importantes contribuições dos estudos desenvolvidos por Maria da Glória Gohn, Miguel Gonzalez Arroyo, Ilse Scherer-Warren, Rosero Garcez entre outros que tratam dos movimentos sociais e sua pedagogia como dotada de uma forma específica de manifestação que contribui para estudos e elaboração de políticas preocupadas com a formação política voltada à prática democrática.

Keywords : Formação Política; Participação Política; Movimentos Sociais; Aprendizagens; Conselheiros.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese