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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumo
PERRELLA, Cileda dos Santos Sant'Anna. Movimentos sociais e contribuições à formação política. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100011&lng=pt&nrm=iso> .
Este texto é decorrente da minha tese de doutorado1 e tem por objetivo trazer elementos que contribuam com a discussão da formação política necessária à participação política em espaços democráticos de participação, sejam eles institucionalizados ou não. Admitindo que essa formação se dá no mundo da vida, e que não se trata de uma formação escolarizada, sendo associada a diferentes processos participativos que estão intimamente ligados às lutas por direitos historicamente negados, entendemos que trazer as possibilidades de aprendizagens desenvolvidas a partir da participação nos movimentos sociais pode nos ajudar a evidenciar a importância dessa formação que, não advindo da educação formal escolar, por ela deveria ser considerada, uma vez que traz importantes contribuições para a contínua luta por direitos. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada envolvendo análises teóricas e de entrevistas com conselheiros de escola, participantes e não participantes de movimentos sociais. Neste texto, destacamos importantes contribuições dos estudos desenvolvidos por Maria da Glória Gohn, Miguel Gonzalez Arroyo, Ilse Scherer-Warren, Rosero Garcez entre outros que tratam dos movimentos sociais e sua pedagogia como dotada de uma forma específica de manifestação que contribui para estudos e elaboração de políticas preocupadas com a formação política voltada à prática democrática.
Palavras-chave : Formação Política; Participação Política; Movimentos Sociais; Aprendizagens; Conselheiros.