Services
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
Araujo Daniele Aparecida Azevedo de, Silveira Nadia Dumara Ruiz. Sociedade letrada contemporânea: inclusão de idosos em processo de alfabetização. In: Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social [Proceedings online]; 2012 July 25-27; São Paulo, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 18]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100014&lng=en&nrm=van .
Este estudo apresenta os resultados da pesquisa "Educação de Jovens e Adultos: o significado da alfabetização de pessoas idosas", resultante da identificação da problemática de que o analfabetismo constatado nos diferentes segmentos sociais, dentre eles o idoso, constitui-se num dos maiores desafios da sociedade em que vivemos. O objetivo desta investigação foi verificar as repercussões, no âmbito pessoal e social, do processo de alfabetização para pessoas idosas. A pesquisa de campo foi realizada em cinco instituições no município de São Paulo, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos idosos e seus respectivos professores. As entrevistas se pautaram em roteiro pré-definido, contendo questões relativas à identificação dos sujeitos e aos significados que atribuem a essa vivência escolar. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que a alfabetização promove transformações significativas na vida dos idosos, tornando-os capazes de participar mais ativamente na sociedade com uma visão crítica da realidade, além de ampliar sua sociabilidade e fortalecer relações de amizade. A alfabetização como parte essencial do processo educacional integra o conjunto dos direitos fundamentais de todos os seres humanos e, ao incluir os idosos, possibilita o exercício da cidadania e sua inserção na sociedade letrada contemporânea.
Keywords : Educação; alfabetização; inclusão social; idosos.