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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumen
ARAUJO, Daniele Aparecida Azevedo de y SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. Sociedade letrada contemporânea: inclusão de idosos em processo de alfabetização.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100014&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 17 Mayo. 2024.
Este estudo apresenta os resultados da pesquisa "Educação de Jovens e Adultos: o significado da alfabetização de pessoas idosas", resultante da identificação da problemática de que o analfabetismo constatado nos diferentes segmentos sociais, dentre eles o idoso, constitui-se num dos maiores desafios da sociedade em que vivemos. O objetivo desta investigação foi verificar as repercussões, no âmbito pessoal e social, do processo de alfabetização para pessoas idosas. A pesquisa de campo foi realizada em cinco instituições no município de São Paulo, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos idosos e seus respectivos professores. As entrevistas se pautaram em roteiro pré-definido, contendo questões relativas à identificação dos sujeitos e aos significados que atribuem a essa vivência escolar. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que a alfabetização promove transformações significativas na vida dos idosos, tornando-os capazes de participar mais ativamente na sociedade com uma visão crítica da realidade, além de ampliar sua sociabilidade e fortalecer relações de amizade. A alfabetização como parte essencial do processo educacional integra o conjunto dos direitos fundamentais de todos os seres humanos e, ao incluir os idosos, possibilita o exercício da cidadania e sua inserção na sociedade letrada contemporânea.
Palabras llave : Educação; alfabetização; inclusão social; idosos.