4, v.1Sociedade letrada contemporânea: inclusão de idosos em processo de alfabetizaçãoAs políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

STRECK, Danilo R. Ligações esquecidas: requisitos para uma pedagogia social latino-americana. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100015&lng=es&nrm=iso> .

O título deste ensaio é inspirado num dos livros de Klaus Mollenhauer, uma das referências internacionais em Pedagogia Social. No livro Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur und Erziehung (Ligações esquecidas: sobre cultura e educação) o autor argumenta que toda educação implica, por um lado, alargamento e enriquecimento por outro lado estreitamento e empobrecimento. O fato de a pedagogia haver se tornado um campo disciplinar próprio tende a promover o esquecimento de que a educação está vinculada com o sistema social, com as formas de vida desenvolvidas por determinadas culturas e com a organização econômica e política. A contribuição da pedagogia poderia estar em inserir com mais força as suas problematizações na conjuntura social e cultural.  A partir deste pressuposto, e em diálogo com Mollenhauer e outros autores, busco traçar alguns requisitos para a pedagogia social na América Latina: a sociedade como campo de ação pedagógica; a educação popular como perspectiva teórico-metodológica; a formação técnico-profissional baseada numa atitude inquiridora da realidade social e cultural das pessoas e dos grupos.

Palabras llave : pedagogia social; educação popular; teoria pedagógica; Klaus Mollenhauer.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués