4, v.1Forgotten connections: requirements for a latin american social pedagogyYouth, non-governmental organization and social and educational voluntary action: objectivity and subjectivity, adaptation and transformation author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

CABRERA, Débora and DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva. As políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 12 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100016&lng=en&nrm=iso> .

O presente artigo apresenta reflexões sobre o campo das políticas sociais e educacionais no Brasil, tendo como foco, a formação do pedagogo para atuar em espaços não-escolares, através das políticas de formação dos profissionais da educação, neste caso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, licenciatura, legitimada em 2006. Propõe também abordar o contexto das políticas educacionais dentro de diferentes teorias, apontando o papel do Estado, no que se refere à educação, objetivando o entendimento sobre a organização das políticas educacionais, iniciando a discussão dentro da apresentação dos conceitos das políticas públicas e sociais, do ponto de vista de algumas concepções teóricas e do contexto histórico voltado a educação dentro de uma prática social, realizada em espaços não-escolares.

Keywords : Políticas; Profissionais da educação; Espaços não-escolares.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese