4, v.1Forgotten connections: requirements for a latin american social pedagogyYouth, non-governmental organization and social and educational voluntary action: objectivity and subjectivity, adaptation and transformation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

CABRERA, Débora y DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva. As políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100016&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 17 Mayo. 2024.

O presente artigo apresenta reflexões sobre o campo das políticas sociais e educacionais no Brasil, tendo como foco, a formação do pedagogo para atuar em espaços não-escolares, através das políticas de formação dos profissionais da educação, neste caso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, licenciatura, legitimada em 2006. Propõe também abordar o contexto das políticas educacionais dentro de diferentes teorias, apontando o papel do Estado, no que se refere à educação, objetivando o entendimento sobre a organização das políticas educacionais, iniciando a discussão dentro da apresentação dos conceitos das políticas públicas e sociais, do ponto de vista de algumas concepções teóricas e do contexto histórico voltado a educação dentro de uma prática social, realizada em espaços não-escolares.

Palabras llave : Políticas; Profissionais da educação; Espaços não-escolares.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués