4, v.1Ligações esquecidas: requisitos para uma pedagogia social latino-americanaJovens, ONG e ações socioeducativas voluntárias: objetividade e subjetividade, adaptação e transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

CABRERA, Débora e DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva. As políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100016&lng=pt&nrm=iso> .

O presente artigo apresenta reflexões sobre o campo das políticas sociais e educacionais no Brasil, tendo como foco, a formação do pedagogo para atuar em espaços não-escolares, através das políticas de formação dos profissionais da educação, neste caso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, licenciatura, legitimada em 2006. Propõe também abordar o contexto das políticas educacionais dentro de diferentes teorias, apontando o papel do Estado, no que se refere à educação, objetivando o entendimento sobre a organização das políticas educacionais, iniciando a discussão dentro da apresentação dos conceitos das políticas públicas e sociais, do ponto de vista de algumas concepções teóricas e do contexto histórico voltado a educação dentro de uma prática social, realizada em espaços não-escolares.

Palavras-chave : Políticas; Profissionais da educação; Espaços não-escolares.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português