4, v.1As políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogoRelações intergeracionais: compartilhando palavras escritas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

REIS, Denise Maria. Jovens, ONG e ações socioeducativas voluntárias: objetividade e subjetividade, adaptação e transformação. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100017&lng=en&nrm=iso> .

A pesquisa de mestrado em educação da autora desenvolvida com os(as) jovens protagonistas da ONG SOS adolescente de Campinas/SP no período de 2007 a 2009 por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou como resultados processos educativos humanizadores e emancipadores desencadeados pela participação na Organização e pela realização de ações socioeducativas voluntárias. Tais processos lhes propiciaram a compreensão de si próprios(as) e dos outros como sujeitos atuantes, vinculados por propósitos em comum de participação social. Com o presente trabalho, pretende-se iniciar uma discussão a respeito das mudanças alcançarem dimensões mais amplas e objetivas, assim como a formação buscar a resistência e transformação e não somente a adaptação. São apresentados dados da pesquisa e reflexões atuais ancoradas em debates e referenciais teóricos do curso em andamento de doutorado em educação e de grupos de pesquisa.

Keywords : Voluntariado Jovem; Juventudes; ONG; Transformação Social.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese