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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumo
ARAUJO, Éder Ferreira de, ROSEMBAUM, Ana Caroline, ARRUDA, Ariella Fernanda et al. Vulnerabilidade na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100021&lng=pt&nrm=iso> .
No presente estudo de natureza qualitativa, objetivamos levantar as necessidades de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de um grupo de adolescentes. Trabalhamos com vinte e um sujeitos, de ambos os sexos e com idades entre quinze e dezessete anos. O cenário do estudo foi o CRASE (Coração de Mãe) no município de Três Lagoas, com alunos matriculados no projeto ProJovem Adolescentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante. A análise dos dados foi desenvolvida à luz do referencial da educação conscientizadora. Os resultados apontaram cinco temas geradores, sendo eles: conflitos e dificuldades no adolescer, falhas no esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, pressão dos pares para ficar e para transar, iniciação sexual precoce e risco de contrair DSTs e HIV/AIDS. As interpretações das falas mais significativas dos adolescentes permitiram considerar que é necessário trabalhar a autoestima e os conflitos psicológicos; que os pais/responsáveis, profissionais da educação e profissionais da saúde precisam se unir e responsabilizarem-se pela saúde sexual e reprodutiva destes; que apesar da socialização do adolescente ser necessária, é fundamental também o monitoramento para que os pares não exerçam influência na sexualidade destes; a iniciação precoce expõe à vulnerabilidades pela falta de experiência e imaturidade, o que requer educação sexual mais precoce também; o risco as DSTs e HIV/AIDS são evidentes, e apesar do conhecimento destes sobre a AIDS, eles ainda têm dúvidas sobre questões básicas. No entanto, é necessário criar estratégias educativas para a prevenção de agravos na saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes. Partindo das necessidades de aprendizagem dos sujeitos, realizamos um processo educativo, com o foco no diálogo, na troca de experiências em grupo, e troca de saberes, influenciando na conscientização, para que os adolescentes possam exercer sua sexualidade livre de riscos. Ressalvamos ainda no que tange à educação sexual e reprodução, haver um longo caminho a ser percorrido, visto que esse grupo é apenas uma amostra, dos muitos adolescentes que precisam de orientação.
Palavras-chave : Aprendizagem; Sexualidade; Adolescente.