4, v.1Adolescente em conflito com a lei: questões para a formação do educador socialSocial Education and relations with socio-educational specificities author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MACHADO, Érico Ribas. As relações entre a pedagogia social e a educação popular no Brasil. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 24 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100024&lng=en&nrm=iso> .

A dissertação intitulada A constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira, foi concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. A pesquisa teve como objetivo principal compreender o percurso histórico da Pedagogia Social no Brasil, seus fundamentos e suas relações com a Educação Popular. Este artigo propõe apresentar a novidade que apareceu no percurso de investigação que foi justamente identificar que as origens da Pedagogia Social no Brasil estão atreladas às origens da Educação Popular que, no início do século XX, possuíam um significado relacionado ao processo de democratização do ensino escolar para a população. Com o decorrer da história as áreas passam a ser conhecidas como perspectivas referentes aos processos educativos em diferentes contextos. Em relação aos fundamentos, identificaram-se proximidades entre as idéias de Paul Natorp, importante filósofo que embasou uma perspectiva de Pedagogia Social na Alemanha, e as idéias de Paulo Freire, que com sua teoria fundamenta a Educação Popular no Brasil.

Keywords : Pedagogia Social; Educação Popular; Paulo Freire; Paul Natorp.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese