Serviços
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumo
MACHADO, Evelcy Monteiro. Educação Social e relações com especificidades socioeducativas. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100025&lng=pt&nrm=iso> .
Este trabalho apresenta reflexões sobre a Educação Social e suas relações com especificidades socioeducativas como a educação sociocomunitária e a educação não-formal. Parte-se da discussão sobre contradições nas políticas sociais que se desenvolvem no contexto neoliberal e na globalização e se destaca o significado e a importância da participação do educador social/ pedagogo social comprometido com uma concepção de educação social que vise inserção e transformação social e que se aproprie dessa concepção como alternativa para implementar projetos de Educação Social. Para tanto foi necessário retomar a discussão da Educação Social como área socioeducativa que incorpora práticas, profissão, formação e profissionalização do educador e do pedagogo social e que se fundamenta na Pedagogia Social como campo teórico, de pesquisa e disciplina. Ressalta-se, na sequência, o momento e a visibilidade política da área com a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 5346/2009, que regulamenta a profissão do Educador Social. Para concluir se destaca o grande desafio à Educação Social para assumir um papel integrador das diferentes especificidades socioeducativas construídas e consolidadas no país. A regulamentação da profissão do Educador Social pode se tornar o elo para o conhecimento, diálogo, aproximação e valorização do percurso histórico e de referências de significativas expressões do trabalho sócio educativo entre as quais a educação popular, a educação de adultos, a educação não-formal, a educação comunitária, a educação sociocomunitária e a educação do campo.
Palavras-chave : Educação Social; participação; Pedagogia Social; especificidades socioeducativas.