4, v.1O serviço social e a interdisciplinaridadeAções de incentivo à leitura e formação de leitores em estabelecimentos prisionais do Brasil: desafios e oportunidades author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SOUSA, Fabiana Rodrigues de and OLIVEIRA, Maria Waldenez de. A noite educa: saberes de experiência consolidados no trabalho sexual. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 12 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100028&lng=en&nrm=iso> .

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa realizada durante curso de doutorado em educação com intuito de investigar saberes de experiência consolidados no exercício do trabalho sexual. Os aportes da Educação Popular corroboram o entendimento de que elaborar saberes a partir da experiência vivida e ensinar por meio do silêncio e de sua condição concreta de existência são características apresentadas por integrantes de diferentes grupos populares no movimento de educar e de educar-se. A referida investigação teve como participantes de pesquisa onze prostitutas que, então, prestavam serviços sexuais em casas noturnas da cidade de São Carlos/SP.  Por meio do diálogo com essas mulheres, buscamos compreender como elas se educam nas experiências vivenciadas no exercício do trabalho sexual. Para apreensão desse fenômeno foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: aproximação a campo, convivência, conversas com prostitutas e observação com posterior registro em diário de campo. A análise da pesquisa, bem como todo o processo de pesquisa, foi fruto do diálogo e convivência com as prostitutas e desvelou que, por meio da disponibilidade, da desconfiança e da resistência, essas mulheres desenvolvem distintos saberes, tais como enfrentar as adversidades, tecer vínculos de colaboração e solidariedade, lidar com a diversidade, soltar a puta que há dentro de si, isto é, questionar/transformar as convenções de gênero impostas às mulheres, realizar escolhas e implementar ações para atender suas necessidades, dar asas à imaginação, dentre outros.

Keywords : Educação Popular; Saberes de Experiência; Trabalho Sexual.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese