4, v.1O serviço social e a interdisciplinaridadeAções de incentivo à leitura e formação de leitores em estabelecimentos prisionais do Brasil: desafios e oportunidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

SOUSA, Fabiana Rodrigues de e OLIVEIRA, Maria Waldenez de. A noite educa: saberes de experiência consolidados no trabalho sexual. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100028&lng=pt&nrm=iso> .

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa realizada durante curso de doutorado em educação com intuito de investigar saberes de experiência consolidados no exercício do trabalho sexual. Os aportes da Educação Popular corroboram o entendimento de que elaborar saberes a partir da experiência vivida e ensinar por meio do silêncio e de sua condição concreta de existência são características apresentadas por integrantes de diferentes grupos populares no movimento de educar e de educar-se. A referida investigação teve como participantes de pesquisa onze prostitutas que, então, prestavam serviços sexuais em casas noturnas da cidade de São Carlos/SP.  Por meio do diálogo com essas mulheres, buscamos compreender como elas se educam nas experiências vivenciadas no exercício do trabalho sexual. Para apreensão desse fenômeno foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: aproximação a campo, convivência, conversas com prostitutas e observação com posterior registro em diário de campo. A análise da pesquisa, bem como todo o processo de pesquisa, foi fruto do diálogo e convivência com as prostitutas e desvelou que, por meio da disponibilidade, da desconfiança e da resistência, essas mulheres desenvolvem distintos saberes, tais como enfrentar as adversidades, tecer vínculos de colaboração e solidariedade, lidar com a diversidade, soltar a puta que há dentro de si, isto é, questionar/transformar as convenções de gênero impostas às mulheres, realizar escolhas e implementar ações para atender suas necessidades, dar asas à imaginação, dentre outros.

Palavras-chave : Educação Popular; Saberes de Experiência; Trabalho Sexual.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português