4, v.1A noite educa: saberes de experiência consolidados no trabalho sexualO educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no programa educação para o trabalho author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MOREIRA, Fábio Aparecido and SILVA, Roberto da. Ações de incentivo à leitura e formação de leitores em estabelecimentos prisionais do Brasil: desafios e oportunidades. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100029&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho consiste em traçar um panorama mais atualizado em relação às práticas, espaços, projetos e programas de incentivo à leitura em estabelecimentos prisionais de diferentes regiões do Brasil. Considerando a Educação em seu sentido mais integral, o acesso, o incentivo e a formação de leitores tornam-se direito daqueles que perdem temporariamente sua liberdade, direito este sistematicamente violado pela até então incipiente política de Educação nas prisões do país, ainda em fase de consolidação, por meio do Plano Nacional de Educação em Estabelecimentos Penais, que preconiza que todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal devem elaborar e implementar seus respectivos Planos Estaduais. Nesse trabalho, originário de pesquisa realizada para o Ministério da Educação do Brasil em parceria com a Organizações dos Estados Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura, buscaremos evidenciar, com dados e informações levantados in loco, os aspectos que acometem a possibilidade de que o desenvolvimento do hábito leitor seja possibilitado pelas ações educacionais e culturais promovidas no interior das prisões brasileiras, já que as competências desenvolvidas por meio do hábito da leitura adquirem, para os prisioneiros, contornos especificamente importantes em relação a sua formação, ao contato familiar, à comunicação geral com o mundo externo e ao exercício daqueles direitos não atingidos pela sentença de condenação.

Keywords : Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Educação em Regimes de Privação da Liberdade; Sistema Penitenciário.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese