4, v.1Educação popular e pedagogia social na Rússia contemporâneaComunidades educativas e espiritualidade na educação social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira. Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 23 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100032&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo discorrerá sobre a concepção de Educação Popular, a qual fundamenta a atuação dos educadores sociais, nos quais se encontram inseridos em diferentes contextos educativos: abordagem de rua, sistema prisional, educação no campo, alfabetização de adultos, defesa dos direitos, entre outros. A intenção é refletir a estreita relação entre a educação libertadora e Educação Popular, como práxis social, capaz de transformar as pessoas e os contextos com os quais estas atuam. Exporemos os elementos essenciais de uma atuação política a qual se desenvolve em diferentes contextos.

Palabras llave : educação popular; politização; educação social; participação política.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués