Servicios
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumen
CALIMAN, Geraldo. Comunidades educativas e espiritualidade na educação social.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100033&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 17 Mayo. 2024.
Tendo como referencia a pertença a um grupo religioso e/ou grupo coeso em seus valores e normas (a uma "moral community"), o artigo indaga sobre o potencial preventivo da participação dos jovens em atividades religiosas. Encontramos algumas respostas sobre as razões desse potencial dentro de dois filões de pesquisa sociológica: o filão ligado ao estudo dos comportamentos associais e o ligado às teorias das necessidades humanas. Identifica, finalmente, três fenômenos religiosos e educativos considerados, em geral, de grande importância na articulação de metodologias sociopedagógicas: a emergência das necessidades existenciais, de sentido e de transcendência; a construção de projetos de vida como capaz de gerar motivações profundas; a função preventiva das comunidades educativas. Esses fenômenos educativos e religiosos tendem a prevenir a evolução de comportamentos associais e delinquenciais.
Palabras llave : Educação religiosa; prevenção; comunidades educativas; educação social.