4, v.1Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campoEducador do campo, um intelectual orgânico? (Memórias em imagens de D. Arlete) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

CALIMAN, Geraldo. Comunidades educativas e espiritualidade na educação social. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100033&lng=pt&nrm=iso> .

Tendo como referencia a pertença a um grupo religioso e/ou grupo coeso em seus valores e normas (a uma "moral community"), o artigo indaga sobre o potencial preventivo da participação dos jovens em atividades religiosas. Encontramos algumas respostas sobre as razões desse potencial dentro de dois filões de pesquisa sociológica: o filão ligado ao estudo dos comportamentos associais e o ligado às teorias das necessidades humanas. Identifica, finalmente, três fenômenos religiosos e educativos considerados, em geral, de grande importância na articulação de metodologias sociopedagógicas: a emergência das necessidades existenciais, de sentido e de transcendência; a construção de projetos de vida como capaz de gerar motivações profundas; a função preventiva das comunidades educativas. Esses fenômenos educativos e religiosos tendem a prevenir a evolução de comportamentos associais e delinquenciais.

Palavras-chave : Educação religiosa; prevenção; comunidades educativas; educação social.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português