Services
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
Schütz-Foerste Gerda Margit, Foerste Erineu. Educador do campo, um intelectual orgânico? (Memórias em imagens de D. Arlete). In: Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social [Proceedings online]; 2012 July 25-27; São Paulo, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 18]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100034&lng=en&nrm=van .
O presente estudo investiga, na trajetória de D. Arlete, a socialização profissional de uma educadora campesina. Parte da problemática que envolve o campo como espaço de abandono e falta de políticas públicas de formação e valorização dos profissionais. A partir do aporte gramsciano, dimensiona o debate na perspectiva do intelectual orgânico, como organizador da cultura. Através das imagens fotográficas reconstrói as memórias do educador nos processos de sua formação e inserção no campo educativo. Para tanto recorre à fotografia como mediação (Ciavatta), realiza pesquisa bibliográfica, entrevistas e vídeos com o sujeito da pesquisa para triangulação dos dados. Este estudo possibilita-nos perceber a omissão do estado nas políticas de formação de professores, que deixa ao encargo do sujeito produzir sua formação e mantém o campo como espaço periférico nos investimentos sociais. Identifica o intelectual orgânico e a escola do campo, como parte das lutas por vida e dignidade, em especial, destaca a construção coletiva e compartilhada de saberes.
Keywords : Educador Social; Educação do Campo; Imagem Mediação.