4, v.1Comunidades educativas e espiritualidade na educação socialSubvirtiendo la invisibilidad: circuitos de género frente a la impunidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SCHUTZ-FOERSTE, Gerda Margit y FOERSTE, Erineu. Educador do campo, um intelectual orgânico? (Memórias em imagens de D. Arlete).. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100034&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 17 Mayo. 2024.

O presente estudo investiga, na trajetória de D. Arlete, a socialização profissional de uma educadora campesina. Parte da problemática que envolve o campo como espaço de abandono e falta de políticas públicas de formação e valorização dos profissionais. A partir do aporte gramsciano, dimensiona o debate na perspectiva do intelectual orgânico, como organizador da cultura.   Através das imagens fotográficas reconstrói as memórias do educador nos processos de sua formação e inserção no campo educativo. Para tanto recorre à fotografia como mediação (Ciavatta), realiza pesquisa bibliográfica, entrevistas e vídeos com o sujeito da pesquisa para triangulação dos dados. Este estudo possibilita-nos perceber a omissão do estado nas políticas de formação de professores, que deixa ao encargo do sujeito produzir sua formação e mantém o campo como espaço periférico nos investimentos sociais. Identifica o intelectual orgânico e a escola do campo, como parte das lutas por vida e dignidade, em especial, destaca a construção coletiva e compartilhada de saberes.

Palabras llave : Educador Social; Educação do Campo; Imagem Mediação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués