4, v.1Comunidades educativas e espiritualidade na educação socialSubvirtiendo la invisibilidad: circuitos de género frente a la impunidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SCHUTZ-FOERSTE, Gerda Margit y FOERSTE, Erineu. Educador do campo, um intelectual orgânico? (Memórias em imagens de D. Arlete). In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100034&lng=es&nrm=iso> .

O presente estudo investiga, na trajetória de D. Arlete, a socialização profissional de uma educadora campesina. Parte da problemática que envolve o campo como espaço de abandono e falta de políticas públicas de formação e valorização dos profissionais. A partir do aporte gramsciano, dimensiona o debate na perspectiva do intelectual orgânico, como organizador da cultura.   Através das imagens fotográficas reconstrói as memórias do educador nos processos de sua formação e inserção no campo educativo. Para tanto recorre à fotografia como mediação (Ciavatta), realiza pesquisa bibliográfica, entrevistas e vídeos com o sujeito da pesquisa para triangulação dos dados. Este estudo possibilita-nos perceber a omissão do estado nas políticas de formação de professores, que deixa ao encargo do sujeito produzir sua formação e mantém o campo como espaço periférico nos investimentos sociais. Identifica o intelectual orgânico e a escola do campo, como parte das lutas por vida e dignidade, em especial, destaca a construção coletiva e compartilhada de saberes.

Palabras llave : Educador Social; Educação do Campo; Imagem Mediação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués