4, v.1A participação nas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenilA guarda municipal e sua interface com a escola author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

PAIVA, Jacyara Silva. Educação social de rua: renovando os debates e as práticas. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100038&lng=en&nrm=iso> .

Por meio dos diálogos com Educadores Sociais de Rua, compreendendo que o significado de pedagogia pode ser visto e sentido no contexto do conceito de práxis. A Educação Social de Rua, segundo a fala dos Educadores Sociais de Porto Alegre, Salvador e Vitória, é construída na ação pedagógica da e na rua, em um cotidiano dinâmico que se renova a cada dia, em suas falas identificamos muitos  pressupostos educacionais freirianos: dialogicidade, amorosidade, conhecimento, conscientização, ação-reflexão-ação, leitura da realidade, inédito viável, apontando sempre para a emergência de formações que venham dar um novo sentido as complexas práticas da educação de rua. Os educadores foram ouvidos em três cidades do Brasil que desenvolvem práticas de Educação Social de Rua, a saber : Porto Alegre, Salvador e Vitória. A escuta atenta desses Educadores desvela seus sonhos, desejos, necessidades e o debate e renovação de práticas que vem sendo construído no chão das ruas num continuo processual.

Keywords : Formação; Educação social de Rua; Educador de Rua; Pedagogia Social.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese