4, v.1A participação nas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenilA guarda municipal e sua interface com a escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

PAIVA, Jacyara Silva. Educação social de rua: renovando os debates e as práticas. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 24 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100038&lng=es&nrm=iso> .

Por meio dos diálogos com Educadores Sociais de Rua, compreendendo que o significado de pedagogia pode ser visto e sentido no contexto do conceito de práxis. A Educação Social de Rua, segundo a fala dos Educadores Sociais de Porto Alegre, Salvador e Vitória, é construída na ação pedagógica da e na rua, em um cotidiano dinâmico que se renova a cada dia, em suas falas identificamos muitos  pressupostos educacionais freirianos: dialogicidade, amorosidade, conhecimento, conscientização, ação-reflexão-ação, leitura da realidade, inédito viável, apontando sempre para a emergência de formações que venham dar um novo sentido as complexas práticas da educação de rua. Os educadores foram ouvidos em três cidades do Brasil que desenvolvem práticas de Educação Social de Rua, a saber : Porto Alegre, Salvador e Vitória. A escuta atenta desses Educadores desvela seus sonhos, desejos, necessidades e o debate e renovação de práticas que vem sendo construído no chão das ruas num continuo processual.

Palabras llave : Formação; Educação social de Rua; Educador de Rua; Pedagogia Social.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués