4, v.1A participação nas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenilA guarda municipal e sua interface com a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

PAIVA, Jacyara Silva. Educação social de rua: renovando os debates e as práticas. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100038&lng=pt&nrm=iso> .

Por meio dos diálogos com Educadores Sociais de Rua, compreendendo que o significado de pedagogia pode ser visto e sentido no contexto do conceito de práxis. A Educação Social de Rua, segundo a fala dos Educadores Sociais de Porto Alegre, Salvador e Vitória, é construída na ação pedagógica da e na rua, em um cotidiano dinâmico que se renova a cada dia, em suas falas identificamos muitos  pressupostos educacionais freirianos: dialogicidade, amorosidade, conhecimento, conscientização, ação-reflexão-ação, leitura da realidade, inédito viável, apontando sempre para a emergência de formações que venham dar um novo sentido as complexas práticas da educação de rua. Os educadores foram ouvidos em três cidades do Brasil que desenvolvem práticas de Educação Social de Rua, a saber : Porto Alegre, Salvador e Vitória. A escuta atenta desses Educadores desvela seus sonhos, desejos, necessidades e o debate e renovação de práticas que vem sendo construído no chão das ruas num continuo processual.

Palavras-chave : Formação; Educação social de Rua; Educador de Rua; Pedagogia Social.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português