4, v.1Educação social de rua: renovando os debates e as práticasO impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famílias author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SOARES, José Nildo Oliveira. A guarda municipal e sua interface com a escola. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100039&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a interface da Guarda Municipal junto à Escola, enquanto pratica de Educação Social, na cidade de Barueri, estado de São Paulo. As Guardas Municipais (GMs), a partir da Constituição de 1988, surgem como instituição que deve garantir a manutenção e preservação do patrimônio dos municípios e, no rol de suas missões está a Segurança Escolar. A Escola, base de educação de crianças e adolescentes, concomitante à família, tem intensificado suas ações junto a outros setores da sociedade, dentre esses as GMs. No ano de 2007, a Guarda Municipal de Barueri implanta o programa Jovens Construindo Cidadania. Este programa desenvolve, no espaço escolar, ações educativas e culturais cuja finalidade é colaborar no processo educativo e na formação cidadã. Essas ações podem se caracterizar como práticas de Educação Social, enquanto proposta de compreender a realidade social e humana. Entendendo que nenhuma prática isolada se constitui em uma interação propriamente dita, mas se utiliza de várias fontes como, cultura, meios tecnológicos dentre outros, este trabalho se apropria do método dialético, pois tenta dar conta de como ocorre essa interface. Assim, 10 alunos, 1 coordenadora pedagógica e 1 orientadora escolar, representantes de uma  Unidade Escolar, responderam a um questionário de 12 e 5 questões, alunos e representantes da escola, respectivamente, material que serviu de base para verificação dos resultados dessa experiência.

Keywords : Educação Social; Escola; Guarda Municipal.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese