4, v.1Educação social de rua: renovando os debates e as práticasO impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famílias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SOARES, José Nildo Oliveira. A guarda municipal e sua interface com a escola. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100039&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a interface da Guarda Municipal junto à Escola, enquanto pratica de Educação Social, na cidade de Barueri, estado de São Paulo. As Guardas Municipais (GMs), a partir da Constituição de 1988, surgem como instituição que deve garantir a manutenção e preservação do patrimônio dos municípios e, no rol de suas missões está a Segurança Escolar. A Escola, base de educação de crianças e adolescentes, concomitante à família, tem intensificado suas ações junto a outros setores da sociedade, dentre esses as GMs. No ano de 2007, a Guarda Municipal de Barueri implanta o programa Jovens Construindo Cidadania. Este programa desenvolve, no espaço escolar, ações educativas e culturais cuja finalidade é colaborar no processo educativo e na formação cidadã. Essas ações podem se caracterizar como práticas de Educação Social, enquanto proposta de compreender a realidade social e humana. Entendendo que nenhuma prática isolada se constitui em uma interação propriamente dita, mas se utiliza de várias fontes como, cultura, meios tecnológicos dentre outros, este trabalho se apropria do método dialético, pois tenta dar conta de como ocorre essa interface. Assim, 10 alunos, 1 coordenadora pedagógica e 1 orientadora escolar, representantes de uma  Unidade Escolar, responderam a um questionário de 12 e 5 questões, alunos e representantes da escola, respectivamente, material que serviu de base para verificação dos resultados dessa experiência.

Palabras llave : Educação Social; Escola; Guarda Municipal.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués